Semana que vem, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, acontecerá o evento mais exclusivo de mágica brasileira: O Jornadas Mágicas, idealizado por Bernardo Sedlacek, mágico que desde cedo se mostrou um prodígio, sobretudo na cartomagia. A criação é baseada no Jornadas Cartomágicas del Escorial, que tem como cabeça o grande mestre da mágica espanhola, Juan Tamariz, os dois eventos carregam a mesma característica principal: são abertos apenas para convidados.
O primeiro do Brasil aconteceu em 2017, ficando anual até 2019. As duas primeiras edições foram no Rio de Janeiro. A terceira foi em Sorocaba, logo após o Assombroso, evento sobre mágica organizado pelo SESC Sorocaba. Depois houve uma edição durante a pandemia. Após o hiato, o evento volta na quinta edição, acontecendo pela primeira vez em São Paulo capital.
Como nosso blog marcará presença lá, a gente decidiu falar um pouco como serão estes três dias. É uma grande imersão prática e teórica. Cada dia, os convidados se reúnem, oficialmente, das 14h às 23h, mas já no almoço a discussão começa. A exclusividade se justifica em virtude da principal cláusula do evento: Nada que alguém apresente ou ensine pode ser usado sem a permissão desta pessoa. Jornadas é, acima de tudo, um laboratório no qual cada um mostra aquilo que criou e conhece.
Jornadas é divido por temas, que neste ano serão: memorização, force, mágica no escuro, openers e Arturo de Ascanio. Cada dia tem horários dedicados para cada um desses assuntos. Além dos tópicos, a programação tem diariamente um horário dedicado para um Painel de Ideias, além de conferências. Este ano os conferencistas serão: João Biolchi, redator e designer aqui do blog; eu, Guilherme Antonio, colunista que às vezes assume a redação aqui do blog; Everton Machado, colaborador de ideias e designer aqui do blog e, por fim Ruberdec, um dos principais colecionadores e cartomagos da história do Brasil, que será o anfitrião do evento, pois tudo isso ocorrerá na casa dele.
Cada um dos temas há um moderador: para Mágica no Escuro, assume o idealizador do evento, Bernardo Sedlacek; já Guilherme Gomieri, colunista aqui do blog, assume a moderação de openers; para memorização, quem lidera é Daniel Prado; force fica a cargo do anfitrião Ruberdec e eu, Guilherme Antonio, além de conferencista, assumirei a moderação de Arturo de Ascanio.
Além disso, o evento conta com galas, também fechadas, que acontecem tanto para descontrair, quanto para termos a oportunidade de fazer performances para os mágicos presentes, o que depois pode ser discutido com feedbacks dos outros participantes, sempre visando melhorar. Por fim, em um dos momentos, temos o já clássico que acontece todos os anos: um momento para discutir ferramentas pouco usadas. Todos os convidados não conferencistas devem levar uma mini palestra sobre algum tema livre de até 20 minutos para apresentar em algum momento do evento. Em síntese, a programação fica assim:
Dia 17
14h – introdução
15h – painel de ideias
16:30h – conferência João Biolchi
18h – Memorização (moderado por Daniel Prado) + mesas de criação
21h – Jantar
22h – Force (moderado por Ruberdec)
Dia 18
14h – painel de ideias
15:30h – conferência Ruberdec
16:30h – openers (moderado por Guilherme Gomieri)
18h – Mágica no escuro (moderado por Bernardo Sedlacek) + mesas de criação
21h – Jantar
22h – Gala
23h – ferramentas pouco conhecidas
Dia 19
14h – painel de ideias
15:30h – Conferência Gui Antonio
16h – Arturo de Ascanio (moderado por Gui Antonio)
18h – Conferência Everton Machado
20h – Jantar
21h – Gala
23h – Decisões sobre Jornadas 2026
E aí, ficou com vontade de vir para o evento? Apesar da exclusividade, algumas coisas serão divulgadas aqui no blog e no nosso instagram.

