Chegamos ao último Pega a Visão de 2025. Esse texto, que sai toda sexta-feira aqui no Adoro Mágica, é a nossa coluna mais acessada no site. Buscamos trazer uma mescla de notícias sobre o mundo da mágica, sempre que possível priorizando a cena brasileira, dando espaço e divulgação para os mais variados artistas. Essa é uma das missões do Adoro Mágica: noticiar, divulgar, criticar e fomentar a mágica brasileira. Neste último texto do ano, gostaríamos de relembrar alguns dos principais momentos de 2025. Então, quer deixar a memória fresca e ver como a reminiscência agiu na sua mente com os acontecimentos do ano? Vem com a gente em mais um Pega a Visão!
O ano começou movimentado, demos play em 2025 com o congresso Viver de Mágica, que aconteceu em São Paulo, no Hotel Nikkey, do dia 31 de janeiro ao dia 3 de fevereiro. O Viver de Mágica busca uma linha diferente dos congressos tradicionais, visando um tema mais “comercial”: como os mágicos podem trabalhar melhor as áreas de vendas, marketing e empreendedorismo.

O Adoro Mágica esteve presente, conferindo de perto as várias palestras e workshops do evento, com nomes como Wagner Messa, que falou sobre jornada de aprendizado e transformação de conhecimento em resultados; Philip Blue, abordando os bastidores e as estratégias do trabalho em eventos; Flakes, discutindo a concepção de projetos culturais; e muitos outros palestrantes.
Também em fevereiro, tivemos o FLASOMA, em Cali, na Colômbia. O maior congresso e campeonato de mágica da América Latina reuniu grandes nomes do ilusionismo em um único espaço, dos dias 12 a 16 de fevereiro deste ano. O FLASOMA, para quem não conhece, é como a “Libertadores da mágica”, um evento de nível altíssimo.
Para a alegria dos brasileiros, 2025 foi o nosso ano: o campeão em “mágica geral” foi Bruno Mariotti, e o grande vencedor que levou o troféu de Grand Prix para casa foi Everton Machado. Dois mágicos que trouxeram muita alegria para a cena brasileira neste ano.

Ainda no primeiro semestre, o Adoro Mágica deu início a colunas que bombaram o nosso site e movimentaram o meio mágico. Guilherme Gomieri chegou para somar com seus artigos, ensaios e visão sobre o mundo da mágica, juntamente com Gui Antonio, que trouxe uma bagagem espetacular para seus textos aqui no blog e, posteriormente, se aprofundou em escrever críticas especializadas. Com toda certeza, o 2025 do Adoro Mágica foi muito melhor com essas e outras contribuições.
Em julho, os brasileiros Bruno Mariotti, Everton Machado, Daniel Prado (este representando Portugal) e Alain Simonov (representando a Rússia) partiram para a Europa para competir no FISM Itália, o maior evento de mágica do mundo, que neste ano ocorreu em Turim. Ter nomes brasileiros dentro do panteão dos maiores ilusionistas do mundo é sempre uma grande honra. Neste ano, não conquistamos o troféu, mas nossos mágicos voltaram para cá com muito conhecimento e energia para novas criações.

O FISM deste ano incorporou uma nova categoria, a mágica de rua, na qual também tivemos o prazer de contar com dois nomes brasileiros: Rapha Santacruz e Célio Amino, mostrando a potência da sua mágica para o mundo.

O ano de 2025 foi repleto de eventos e conferências pelo Brasil. Tivemos eventos organizados pela AMAR, no Rio Grande do Sul; pelo CBI, no Rio de Janeiro; e por várias outras entidades mágicas espalhadas pelo país. Em São Paulo, tivemos mensalmente a tradicional Expo Mágica, evento que movimenta a cena da capital paulista.
Tivemos também muitas conferências inusitadas em 2025, muitas delas movimentadas pela MágicaMais. Bruno Iriart, sócio-proprietário da loja, trouxe os mais diversos nomes da mágica para compartilhar conhecimento neste ano, com destaques para Gabriel Gascon, Alain Simonov, Célio Amino, Gustavo Vierini, Marcelo Insúa (Mr. Tango) e muitos outros nomes de relevância. Definitivamente, foi um ótimo ano para quem gosta de aprender e compartilhar conhecimento.

Partindo para o ramo dos grandes espetáculos, tivemos diversos shows espalhados pelo Brasil, com destaque para “Illusions Show”, espetáculo da dupla Henry e Klauss, que mais uma vez viajou o país rodando os mais diversos teatros. O show “Ilusões”, encabeçado pelo mágico e humorista Gabriel Louchard, trouxe para o Brasil diversos nomes da mágica mundial. Também vale ressaltar o espetáculo “O Grande Show de Mágica”, de Maicon Clenk, que ganhou os palcos com números de dança e grandes ilusões.

Já para os shows de close-up, salão e palco, tivemos destaques no Sesc de São Paulo neste ano. O Festival Internacional Sesc de Circo 2025 trouxe para nossos palcos uma imensa variedade de espetáculos de mágica. Alguns destaques foram Juan Esteban Varela, com “Dentro do Invisível”; Goupil et Kosmao, espetáculo de magie nouvelle do francês Étienne Saglio; e “Artifaces”, apresentação brasileira composta por um time ímpar e que já tem novas datas previstas para 2026.
Nos espetáculos menores, tivemos duas casas especiais neste ano: Acústico Comedy e Timing House. Esses dois espaços abriram as portas para que os mágicos dominassem os palcos, levando assombro para o público.

O ano teve muitos outros acontecimentos importantes que valem uma menção honrosa, como Ricardo Malerbi e Rudi Solon no Fringe, em Edimburgo; os diversos shows que estrearam, como Noites Mágicas, de Breno Costa; Não é Possível, de Flakes; Atemporal, de Matheus Laurini; Ácido & Mágico e Clube da Mágica Clandestina, de João Biolchi; Felipe Barbieri com sua estreia nos palcos; Philip Blue e seu primeiro show aberto ao público; Daniel Prado com seu espetáculo Kala; e o grand finale de 2025, Jornadas Mágicas, organizado por Bernardo Sedlacek.

Muitas coisas ficaram de fora desta retrospectiva, mas tivemos o empenho de noticiar tudo o que foi possível ao longo deste ano e vamos trabalhar ainda mais em 2026. O Adoro Mágica tem um compromisso com a cena brasileira e quer trabalhar em conjunto para que, cada vez mais, possamos evoluir a nossa mágica.

O próximo ano terá muitas novidades. Convidamos você a ficar por dentro de tudo e acompanhar isso com a gente aqui no Pega a Visão.

