Notícias

CIA. FUNDO FALSO SE APRESENTA NO MAIOR FESTIVAL DE ARTES DO MUNDO

Entre os dias 1º e 25 de agosto de 2025, a cidade de Edimburgo, na Escócia, recebe a nova edição do Edinburgh Festival Fringe, considerada a maior celebração de artes do mundo, com milhares de apresentações de teatro, dança, comédia, música e performance vindas de todas as partes do planeta. E, pela primeira vez, a Cia. Fundo Falso, coletivo de ilusionismo e pesquisa cênica de São Paulo, marca presença no evento com o espetáculo “Fraude Honesta”.

Reprodução da internet

Com pré-estreias nos dias 30 e 31 de julho, a companhia cumpre temporada no Underbelly (Dairy Room), um dos mais prestigiados palcos do Fringe, e promete surpreender o público internacional com uma mistura ousada de ilusionismo, mentalismo e crítica social.

No espetáculo, os mágicos Ricardo Malerbi e Rudi Solon conduzem a plateia por um jogo veloz e interativo que aborda fake news, golpes e verdades distorcidas, usando a mágica como ferramenta para provocar questionamentos e desconstruir certezas. O humor e a surpresa são parte do caminho, mas a reflexão é o destino. Ao expor a fraude como parte da linguagem cênica, a peça estimula o público a se perguntar: o que é real, afinal?

“Fraude Honesta” integra o São Paulo Showcase ao lado de outras cinco produções paulistas, em uma ação que reforça a presença da cena criativa brasileira no circuito internacional. A iniciativa integra a programação do Ano da Cultura Reino Unido–Brasil 2025–26 e oferece suporte logístico, financeiro e curatorial às companhias selecionadas.

Divulgação/Cia. Fundo Falso

Criada em 2009, a Cia. Fundo Falso é referência no uso da mágica como linguagem artística. Combinando ilusionismo, dança, música e outras disciplinas, o grupo desenvolveu um repertório original e engajado, abordando temas como inclusão social, empoderamento feminino e saúde mental. Além dos palcos, assina consultorias e efeitos especiais para o cinema e o teatro, com destaque para o filme Turma da Mônica – Laços e o balé O Quebra-Nozes.

A companhia acredita que o ilusionismo vai além do entretenimento: é uma forma de despertar emoções, ampliar percepções e estimular o pensamento crítico. “Fraude Honesta” é a tradução perfeita desse olhar e agora, o mundo inteiro poderá ver.

Com informações de Veja São Paulo, Festival Fringe e Cia Fundo Falso.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *