Notícias

O QUE ACONTECEU NO FISM TURIM 2025 | DIA 4 | POR TIM ELLIS

Este relato sobre o quarto dia do FISM 2025, em Turim, na Itália, foi escrito por Tim Ellis, conhecido mágico australiano, produtor do Melbourne Magic Festival. Tim é o primeiro australiano a conquistar por duas vezes o título no Campeonato Mundial de Mágica da FISM, já deu conferências, atuou como artista convidado e participa regularmente do júri do Campeonato Mundial de Mágica, tendo brilhado inúmeras vezes também no Magic Castle, em Hollywood.

A tradução livre e publicação deste texto para o público brasileiro ficaram a cargo da equipe do Adoro Mágica e não representam, necessariamente, nossa opinião editorial.

 Foto: Jean Crapanzani

2025 – Dia 4

Quinta-feira, 17 de julho de 2025

Enquanto assistimos à Competição de Close-Up das 9h00 às 13h00, há muitas outras atividades das quais teremos que abrir mão, incluindo:

  • 9h00–10h00: Palestra de Marco Zoppi.
  • 9h00–10h00: Solo Show de Armando Lucero.
  • 9h00–10h00: Palestra de Luke Jermay.
  • 9h30–12h30: Workshop de Dani DaOrtiz.
  • 10h45–11h45: Palestra de Laurent Piron.
  • 12h30–14h00: Palestra de Mac King.
  • 12h30–13h30: The Maestro Session 2 com R. Paul Wilson.

COMPETIÇÃO DE CLOSE-UP

Hoje, tornaram-se muito rígidos quanto a não permitir que as pessoas fotografem os concorrentes. Embora eu tenha permissão do Walter Rolfo para tirar fotos, tornou-se impossível capturar um clique sem que a equipe me impedisse.

“Quanto ao seu pedido, a política padrão da FISM é que os organizadores tirem e distribuam as fotos oficiais. No entanto, dado o trabalho excepcional que você tem feito ao longo dos anos, eu gostaria de explorar a possibilidade de você tirar suas próprias fotos, desde que também sejam compartilhadas conosco.”

75 – MAGIC JOSE (Espanha) (Parlour)
Suspeito que seja José Camacho, finalista do Spain’s Got Talent. (Ele também competiu em Comedy Magic na segunda-feira.)
Magic Jose teve Alexa como sua “assistente”, tocando música para ele, mas ela nunca retornou. Usou um quadro-negro para selecionar um número (12), depois um voluntário escolheu uma dentre quatro cartas para formar a Dama de Espadas, e ele somou mais números até chegar a 22.
Em seguida, tinha um baralho dentro de uma garrafa, e o espectador foi instruído a quebrar a garrafa — as cartas dentro tinham números nas costas. Ele permitiu que o voluntário mudasse a carta (5♥) e também alterou o número para 29. Todas as cartas estavam em branco na face, exceto a escolhida. Foi tudo muito matemático e confuso, e a música de fundo estava alta demais, mas foi divertido.


76 – BERTRAND MORA (França) (Cartas)
Bertrand é de Bordeaux e campeão francês de Close-Up FFAP 2024. Tornou-se profissional em 2016. Temático como Hercule Poirot, apresentou o baralho como 52 suspeitos. Um buraco de bala apareceu em uma carta que ele segurava. O espectador leu em um livro, e Bertrand virou as cartas uma a uma no estilo “story deck”.
O espectador escolheu três cartas (três 2), mas eram as cartas erradas. Elas retornaram instantaneamente ao baralho, e o 2♣ apareceu em sua mão — era a carta escolhida. Fez o espectador assinar a carta, colocou-a de volta no baralho e, no final, todas as cartas tinham bigodes desenhados nas costas. A carta assinada acabou entre dois cartões publicitários na mesa. Foi um ato agradável, mas os recursos adicionais e desvios ficaram um pouco evidentes demais.


77 – STARMAN (Itália) (Close-Up)
Sergio Starman é um mágico argentino que atualmente vive na Itália. Ele conquistou o 3º lugar em Close‑Up no FISM Busan e foi coroado Campeão Italiano de Mágica em 2023 no Masters of Magic.

Um ato excelente com uma premissa muito simples. Sentado a uma mesa com a foto de uma garota, um copo e uma garrafa de uísque, ele tirou sua aliança de casamento e a colocou sobre a mesa. Fumaça brotou da superfície e a aliança havia desaparecido. Então a foto tombou e, ao erguê‑la, a aliança estava de volta.

Houve literalmente dezenas de desaparecimentos e reaparições de cada objeto na mesa, todos executados com perfeita misdireção.

À medida que ele, e a trilha sonora incrível, ficavam cada vez mais frenéticos, a mágica acontecia num ritmo ainda mais acelerado. Tanto aconteceu em tão pouco tempo que é impossível detalhar tudo.

No final, ele recebeu uma ovação de pé parcial e, com um fechamento mais impactante, esse poderia ser um ato simplesmente matador.


78 – EDWARD HILSUM (Grã-Bretanha) (Parlour)
Edward foi Magician of the Year Parlour 2024 do Magic Circle, campeão London Close-Up Magic 2021, e vencedor do Terry Herbert Award 2009.
“Meu irmão, ele me faz rir”. Que abertura envolvente! Tema: memórias no celular em forma de fotos. Convidou o público a mostrar fotos especiais em seus telefones e escolheu um voluntário. Colocou a foto do irmão em uma moldura, fez rotina de 3 moedas ao som de música sentimental, depois trouxe de volta a moldura com a foto do voluntário.


79 – KIMOON DO (Coreia do Sul) (Cartas)
Kimoon foi 2º em Card Magic no FISM Ásia 2024, após participar do Britain’s Got Talent em 2023 com sua “Arrow card”.
Premissa inicial: encontrar os quatro ases, mas uma carta com uma flecha reaparecia criando episódios de caos. Depois de achar os ases, o espectador escolheu um, e Kimoon encontrou todas as cartas daquele naipe em ordem, usando vários baralhos infinitos. Misturou piadas de mágico com habilidade séria, ganhando uma grande ovação de pé.


80 – DOWON PARK (Coreia do Sul) (Close-Up)
Dowon foi 2º em Close-Up no FISM Ásia 2024, vencedor de Stage e Close-Up no Busan 2023 e 3º em Close-Up no BIMF 2024.
O ato começou com arranhões de caneta no papel, depois rasgos de páginas, que formaram o ritmo acelerado para variação de “cups and balls”. Seis peças (copos, bolas, canetas, papéis) desapareciam, reapareciam, multiplicavam e mudavam de cor tão rápido que o público batia palmas no ritmo. No clímax, tudo, desde gavetas até a camisa de Dowon, ficou laranja. Outra merecida ovação de pé.


81 – MARTIN HANSSON (Suécia) (Parlour)
Martin foi 2º em Parlour Magic FISM Europa 2024. Dramaticamente iluminado, trouxe um balão preso a um nariz de palhaço; o balão parou no ar e foi o ótimo visual de abertura. Retirou o nariz, peguei uma esponja, depois realizou um ato longo e variado de “cups and balls” com movimentos belos, apesar de alguns vacilos. Finalizou colocando a esponja no nariz e o balão retornou ao chão.


82 – CHRISTIAN BRANDES (Alemanha) (Cartas)
Campeão Alemão de Cartas 2024 e 2º em Mental. Escolheu cards com o espectador sentado ao centro da mesa — premissa: o espectador é o mágico. Após feitos divertidos de confusão, Christian escolheu, assinou e sumiu com uma carta que foi encontrada sob a cadeira do voluntário. Humor e despeito cômico garantiram muitos risos.


83 – AL PARECER (Chile) (Close-Up)
Al é um personagem artístico interpretado por Arturo Fuenzalida. Ele é o vencedor do FISM América Latina de 2025.
Começamos com algo que parecia um teatro de fantoches, enquanto um blobfish apresentava o ato como se fosse uma loucura.
Al surgiu e nos disse para não ouvir o blobfish. Usou um pincel para pintar quatro moedas na superfície à sua frente, depois mais e mais.
Depois que “apagou” as moedas pintando por cima, começou a pintar línguas na mesa.
Fez o pincel flutuar e, em seguida, ele começou a dançar descontroladamente sobre a mesa. Al cuspiu café por todos os lados… houve blackout… voltamos e a cabeça de Al “voou”, deixando o blobfish sentado em seu pescoço.
O blobfish não estava mentindo afinal. Al estava mesmo louco.


84 – KENNETH (Espanha) (Parlour)
2º em Parlour Magic FISM Europa 2024. Iniciou como artista de rua fazendo bolhas, depois soprou uma bolha que virou moeda e mergulhou no sonho do avarento com bolhas de fumaça, moedas gigantes e cédulas. A moeda enorme de uma bolha gerou a maior reação. No fim, todas as moedas no balde viraram purpurina.


85 – TOM MERTEN (Alemanha) (Cartas)
Sem informações disponíveis. Começou dizendo ter preparado um ato de moeda, mas competia em cartas. Perguntou ao ChatGPT o que fazer, teve uma carta assinada que mudou de cor, depois fez um 4 ases, predição e localização impossível da carta. Personalidade suave conquistou o público, rendendo ovação parcial. Houve atraso devido a problemas de Wi-Fi dos jurados.


86 – JEFFREY WANG (China) (Close-Up)
Baseado em Pequim e colaborador de Shin Lim e Chris Ramsay. Venceu prêmios no IBM Convention 2023 e 2º em Close-Up no Busan 2024. Tirou um pião de um copo prateado, transformou-o em moeda, seguiu com rotina de moeda e Sharpie (um pouco óbvia). Um desaparecimento limpo de moeda e referência a Shin Lim agradaram. Produziu moedas gigantes e, após blackout, soprou no pião para fazê-lo girar — interrompeu sua própria ovação.


87 – MORTENN CHRISTIANSEN (Dinamarca) (Parlour)
1º em Comedy Magic FISM Quebec 2022. Entrou com a mão presa em um tubo de Pringles, pediu um 4♥ e, ao lançar o baralho, pegou o 4 de copas. Retirou o tubo e estava segurando a carta dobrada. Mostrou inúmeras predições (bordados, música), camisa vestida ao contrário, e finalizou com o tubo reaparecendo e as cartas virando fichas. Ato definitivo.


88 – HUGO MAXIMILIANO (Espanha) (Cartas)
Sem informações disponíveis. Pediu aos voluntários que memorizassem o 7♥, depois trocou cartas com ases assinados que mudaram de lugar repetidamente. No final, as cartas assinadas foram as quatro repetições do 7♥.


89 – THE MAD HATTER (Grã-Bretanha) (Close-Up)
Personagem misterioso do Reino Unido. Usou cenário elaborado e trilha, tirou xícara e pires do chapéu, fez aparecer saquinho de chá e colher (ambos óbvios), assinou moeda que apareceu no saquinho, desdobrou carta e restaurou, produziu saquinho de chá de carta, coin vanish/restore repetido dentro do relógio de bolso.


90 – NOJIMA (Japão) (Parlour)
Atuação “Most Original Act” FISM Ásia 2024. Fez dois dados grandes se desintegrarem em vários dados regulares; formou círculos com pilhas de dados; vinculou círculos de dados; então produziu pilhas cada vez maiores de dados.


91 – Markobi (França) (Cartas)

Também conhecido como Marc Bittar, conquistou o 1º lugar em Card Magic no FISM Quebec 2022. Ele também ganhou o Golden Buzzer no France’s Got Talent em 2023 e o Troféu Fool Us em 2024.
Com seu estilo atrapalhado inimitável, Markobi nos levou por uma verdadeira cavalcada de mágica de cartas impossível: cartas surgindo na ponta dos dedos, efeitos que aconteciam em um baralho e se repetiam em outro… houve apenas um erro, e foi grande… mas a plateia da FISM adora o Markobi e o perdoou na hora.
Porém, quase no final de seu ato, a luz vermelha acendeu. Será que ele foi desclassificado? Se sim, é uma grande decepção, pois ele recebeu uma excelente ovação de pé.


92 – Rune Carlsen (Noruega) (Close‑Up)

2º lugar em Close‑Up Magic no FISM Europa 2024. Rune iniciou com música e produziu comprimidos de uma caixa vazia. Permitiu que examinassem a caixa, fez desaparecer várias moedas, recuperou os comprimidos e esmagou a caixa — ela sumiu. No final, puxou a toalha da mesa e as três moedas assinadas foram encontradas dentro do vidro da mesa. Truque incrível, mas recebeu resposta tímida do público.


93 – Billy Hsueh (Canadá) (Parlour)

Magician taiwanês-canadense de Vancouver e IBM International President 2022-23. Apresentou versão de Think a Drink com um bule, deixando o voluntário escolher qualquer bebida e qualquer copo, depois serviu três bebidas diferentes e deu o bule de presente. Efeito excelente e extremamente enganoso, mas metade do público já havia saído para a competição de palco e os restantes estavam exaustos. Ato merecia reação bem melhor.


94 – Josh Staley (Austrália) (Cartas)

Josh venceu o Australian Junior Champion of Close‑Up Magic em 2013 e hoje ensina a próxima geração. Começou com o microfone desligado (brincadeira inteligente). Usou uma garrafa de vinho, seis espectadores escolheram cartas, assinaram e embaralharam. Distribuiu as cartas em quatro mãos, encontrou a primeira carta, depois todos os diamantes em ordem — exceto a assinada, que estava sobre a mesa. Em seguida, tirou três cartas dos bolsos e a última carta apareceu dentro da garrafa de vinho, provocando suspiros na plateia.


INTERVALO PARA ALMOÇO

A Competição de Palco começa em 5 minutos, então perdemos mais diversão da FISM:

  • 14h00–19h00: Sala Especial com Dani Da Ortiz
  • 15h00–16h30: Palestra de Michael Ammar
  • 15h00–16h00: Palestra de Flip
  • 17h00–18h00: Palestra de Dani Da Ortiz
  • 17h00–18h00: Entrevista: Richard Wiseman e Luis De Matos
  • 17h00–18h00: Palestra de Alain Choquette
  • 19h00–20h00: Solo Show de Aaron Crow (se conseguirmos pegar o final)

COMPETIÇÃO DE PALCO

95 – ALBERTO GIORGI & LAURA (Itália) (Grande Ilusão)
2º em Grand Illusion no FISM Europa 2024. Começou com atraso por causa do Close-Up, e cerca de 100 pessoas ficaram do lado de fora da tenda.


96 – LI YIDONG (Taiwan) (Manipulação)
2º em Manipulation no FISM ACM 2024. Atuou com movimentos únicos, cartas levitando e desaparecendo — não uma, mas seis cartas de cada vez. Mesclou carta verde e azul formando carta laranja. Técnica lenta e sem esforço, ganhando constantes suspiros do público. O ato terminou com o público de pé.


97 – BATT MAGIC (Tailândia) (Geral)
Classificado no FISM ACM 2024. Iluminação escura dificultou a visão, mas combinou efeitos de LED nos trajes e objetos que se tornavam rosas, sedas e cartas. Sequência de cartas manipuladas com LED pelo corpo, finalizando com pincel de LED criando um avião de papel voador. Visuais impressionantes, mas faltou conexão pessoal.


98 – BRENDON PEEL (África do Sul) (Mental)
Junto de Li Lau, enganou Penn & Teller com moeda assinada atirada no nariz. Tema: viagem — convidou quatro voluntários para escolher países e deu detalhes (tamanho, etc.). Atuações entre mentalismo e memória.


99 – ARTEM SHCHUKIN (Rússia) (Comédia)
2º em Comedy no FISM Europa 2024. Começou em aeroporto, lidando com papel higiênico preso ao sapato, criando cenas hilárias de “prop battles”. Finalizou capturando o papel em sacola, que “se rendeu” com bandeira branca, arrastando-o de volta ao palco. Exemplo perfeito de comédia mágica.


100 – CALISTA (França) (Geral)
Calista Sinclair é australiana, vive na França há 25 anos e finalmente se lançou como ilusionista solo.

Calista entrou em cena como uma senhora idosa, apoiada em uma bengala… que logo desapareceu.

Jóias surgiram em seus pulsos e, de forma gradual e visual, ela se transformou em uma versão muito mais jovem de si mesma.

Um xale se converteu em pano de embrulho e ela fez surgir um bebê, que em seguida desapareceu. Depois, ela “engravidou” lentamente… era como se sua vida passasse ao contrário.

Em seguida, ela se transformou em uma mulher jovem e, visivelmente, em uma noiva no dia do seu casamento. Tornou‑se adolescente, mudando também o penteado ao colocar fones de ouvido.

Após inflar um balão, ela flutuou momentaneamente no ar… e então se tornou uma criança. Depois de brincar de “cucu”, transformou‑se instantaneamente de volta na senhora idosa, recebendo uma ovação de pé.

Mas não acabou… ela jogou um tecido para o alto e desapareceu no meio do palco.

Outra ovação de pé.


101 – SERGI DOLIDZE (Geórgia) (Manipulação)
2º em Manipulation no FISM Europa 2024 e vencedor do Invention Prize. Tirou muitos fios de uma caixa, formou shapes, depois cartas evaporando em fios. Ato coreografado e belo, embora com momentos sem mágica.


102 – KELVIN CHEUNG (Hong Kong) (Geral)
Vencedor Most Original Act no FISM ACM 2024. Liam Burton’s street lamp e lixeira no palco, lâmpada estoura e Kelvin, o “eletricista”, conserta com balão que vira lâmpada flutuante. Ato encantador.


103 – ADRIAN CARRATALA & KATERINA (Espanha) (Mental)
3º em Parlour Magic no FISM Europa 2024. Ato de detetive: predição de arte em xícara de chá destruída, sombra projetada de Venus de Milo, reação tímida. Conceito interessante, mas barreira linguística prejudicou.


104 – LEA KYLE (França) (Geral)
Viral no Fool Us e Got Talent. 2º em General Magic FISM ECM 2021. Quick Change extraordinário: botas e vestidos mudavam instantaneamente, sem cobertura, com magia adicional (bolinhas de tênis, borboletas). O público foi à loucura e deu ovação de pé.


105 – YOON JAESEOB (Coreia do Sul) (Manipulação)
3º em Stage Magic no Busan 2024 e qualificado no FISM ACM 2024. Folha flutuou e virou seda, pena e carta; sequência de manipulação de cartas culminou com pena reaparecendo. Difícil destacar-se nessa fase.


106 – NIGEL (Países Baixos) (Grande Ilusão)
Campeão Holandês de Illusion 2022. Ato de acidente de táxi em rua asiática, ninjas surgem, troca Sub trunk, fogueira, levitação e resgate de assistente, com final impressionante.


107 – MAURICE GRANGE (Alemanha) (Manipulação)
1º em Manipulation no FISM Europa 2024. Ato de manipulação falante: conta sua história enquanto move bolas de bilhar e cartas, encerrando com interlúdio musical. Ato mereceu ovação.


108 – FILIBERTO SELVI (Itália) (Geral)
2º em General Magic FISM Europa 2024. Músico de rua que ganha “Toque de Midas”: produz moedas, notas e barras de ouro que depois se desintegram, ficando sem nada, até receber luz que cria uma clave de sol e um violino iluminado. Ovação de pé.


109 – DAMIEN DUBI (França) (Mental)
Invention Prize FISM Europa 2024. Perguntou sobre coincidências, fez voluntário desenhar e outro pensar, previu inseto (borboleta) no guarda-chuva. Em seguida, demonstrou sincronicidade e previu nome de um participante.


110 – YANNIS WHY (França) (Comédia)
Vencedor de prêmios por Rock & Roll act. Apresentado como o maior encantador de serpentes da Tunísia, tentou sem sucesso, invocou lâmpada mágica, desejou ser rock star, transformou figurino e instrumentos, terminando frenético e hilariante. Ovação de pé.


111 – DOWON PARK (Coreia do Sul) (Geral)
2º em Close-Up na Ásia 2024 e 3º na Busan 2024; 1º em Stage e Close-Up no BIMF 2023. Ato de mágica com seda e luzes, transformando cobertores em bastão luminoso que dança, traje muda de cor, e interlúdio mágico com luz flutuante.


112 – NIKY NIXON (Eslovênia) (Manipulação)
Ato ritmado ao som de “El Tango De Los Asesinos”: vela muda de cor, vira bola e bilhar sequence, depois desaparece em fumaça.


113 – ANDREI BABICI (Romênia) (Geral)
Além de mágico, é pintor. Ato de predição “Money, Love, Family”; truque de telefone desaparecido e encontrado na caixa, monólogo dramático, manipulação com fumaça e papel, mas revelações óbvias.


114 – RAFFAELE SCIRCOLI (Itália) (Mental)
2º em Mental Magic FISM Europa 2024. Tema luz e sombra: espectadora descreve objetos em caixa apenas pela sombra; estatística sensorial com rosa, esponja e sabor. Conceito interessante, mas barreira linguística prejudicou.


115 – JAVI RUFO (Espanha) (Manipulação)
No FISM 2022 em Quebec, Javi ficou empatado em 2º lugar em Parlour Magic com Vincent, da Austrália. Javi também competiu em Close‑Up Parlour ontem.

Este foi um ato em que o manipulador de bolas de bilhar entrou em uma batalha psicológica com uma bola verde.

Sim.

A bola criticava seu número por ser rígido e muito ensaiado, mas ele continuava tentando se livrar dela para apresentar seu ato de uma maneira mais divertida e descontraída.

Eventualmente, ele ficou apenas de cueca para provar o quanto estava relaxado.

Ele fez surgir um número insano de bolas gigantes de dentro do chapéu antes de, finalmente, rasgar a sua própria cueca também.


116 – EVERTON MACHADO (Brasil) (Geral)
Everton venceu o Grand Prix no Flasoma em Cali em 2025

Um pintor, sentado diante de um cavalete, pinta um retrato. Ele comete um erro e, de alguma forma, apaga esse erro. A tinta se transforma em bolas, os pincéis desaparecem, uma bola de papel amassada vira um suporte para o pincel… ele pega a tela nas mãos e o pincel se move sozinho sobre a pintura.

As feições do rosto pintado desaparecem e, quando retornam… o rosto dele desapareceu. Estava tudo muito legal até esse momento, contudo o que deu o standing ovation foi o efeito final do rosto desaparecendo.


117 – ALAIN SIMONOV (Rússia) (Manipulação)
Alain conquistou o 2º lugar em Magia Geral no FISM América Latina de 2022 e o 1º lugar em Magia de Palco no Masters of Magic de 2023.

Surgindo de uma cena enevoada empunhando uma arma — que logo desapareceu — Alain tinha um punhado de papéis que amassou e jogou fora. De repente, ele apareceu com bolas de bilhar e cartas (todas brancas, conforme a moda).

Ele se abaixou no chão e rasgou alguns desses papéis, que se transformaram em cartas, e então continuou com mais manipulação. Uma carta desapareceu em meio à fumaça, e pedaços rasgados de papel ficaram suspensos no ar. Sangue escorreu de sua mão sobre uma folha de papel, que em seguida sumiu… e as cartas passaram a ser vermelhas.

Ele bateu a mão no chão e todos os papéis saltaram para o alto. Um pedaço de papel se transformou em uma arma, e então ele se matou.


  • 19h00–20h30: Palestra de Gazzo

GRAND GALA SHOW

  • 21h30–23h30: Ten Masters of The Impossible (em breve)

LATE NIGHT MAGIC

  • 21h30–22h30: Topas Solo Show
  • 00h00–01h30: Open Stage
  • 01h30–02h00: Close Up Night

FISM 2025
O Campeonato Mundial de Mágica acontece entre 14 e 19 de julho em Turim, Itália.

Clique aqui para ler o post original, em inglês.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *