O Pega a Visão de hoje passeia por três jeitos bem diferentes para você aproveitar a mágica: em São Paulo, o Noites Mágicas retorna ao Acústico Comedy com Breno Costa, Flakes e Caio Martins, num encontro de estilos em formato clube; na Av. Paulista, o Dia Mundial do Mágico (31/01) ganha clima de “showzão” com The Oriental Magic Show – Os Magic Ninjas no Teatro Gazeta; e, pra fechar, a gente entra numa discussão bem atual sobre mágica e marketing depois que o ilusionista Ricardo Madureira fez um stories em tom de “urgente”, brincando com a estética de notícia policial e reacendendo a pergunta: até onde dá pra ir no engajamento sem flertar com desinformação? Quer saber como deixar sua agenda lotada de mágica? Então vem com a gente em mais um Pega a Visão!

Reprodução da Internet
Ilusionismo e artes marciais na Paulista: o que vem aí com “Os Magic Ninjas”?
Está chegando o The Oriental Magic Show – “Os Magic Ninjas”, um espetáculo de ilusionismo marcado para o sábado, 31 de janeiro de 2026, às 16h, no Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900 – SP). A proposta mistura grandes ilusões com um clima mais “eletrizante”, trazendo também humor e uma pegada de artes marciais no tempero do espetáculo. No elenco, temos Ossamá Sato, Fujikan Miike e outros nomes que ainda não foram divulgados.
A data não é aleatória: 31 de janeiro é o Dia Mundial do Mágico, celebrado como homenagem a São João Bosco, considerado padroeiro dos mágicos.
Ossamá Sato é um dos nomes mais populares da mágica brasileira na TV e ao vivo. Líder do The Oriental Magic Show há mais de 30 anos, com formação em Artes Cênicas, conhecido por passagens em programas como Eliana, Ratinho, Xuxa e Faustão, atualmente também ligado ao elenco de A Praça é Nossa (SBT) com o personagem Boy Magia.
Para quem gosta de mágica clássica com aquela cara de “showzão”, além demuita diversão para todas as idades, essa é a data perfeita para acompanhar de perto esse espetáculo. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla clicando aqui.

Reprodução da Internet
O QUE RICARDO MADUREIRA FEZ PARA VIRALIZAR QUE ASSUSTOU TANTA GENTE
O ilusionista paulistano Ricardo Madureira publicou no Stories do Instagram um conteúdo em tom de “urgente” que rapidamente viralizou, gerando preocupação entre fãs e seguidores ao sugerir, em formato de manchete, que ele teria sido preso. A peça usa linguagem típica de notícia policial, com imagens de algemas, referência à “Polícia Civil” e afirma que o “mágico foi detido após iludir toda a plateia”, para em seguida completar o gancho com a ideia de que, por ser mágico, ele “escapou das algemas e desapareceu”. Apesar do susto inicial que causou reações alarmadas nos comentários e compartilhamentos, o próprio Madureira indica que se trata de uma postagem criada para chamar atenção, em um formato de marketing que remete às estratégias clássicas do ilusionismo.
A lógica lembra o que fez Harry Houdini, que transformava feitos de escapismo em acontecimentos públicos, estimulando tanto o boca a boca, quanto a cobertura dos jornais para amplificar a repercussão e atrair espectadores. Nas redes sociais, esse papel de amplificação se desloca para compartilhamentos e comentários, mas a discussão reaparece com força: existe uma linha tênue entre publicidade e desinformação. Casos recentes de mágicos que forjaram situações graves, como a própria morte, para obter engajamento mostram como esse tipo de abordagem pode corroer a confiança do público quando simula realidade sem contexto. No caso de Madureira, a peça se apoia numa trend viral entre os mágicos, mas a repercussão evidencia que o formato “noticioso” pode induzir interpretações literais.
Ricardo Madureira começou sua carreira como mágico e entertainer, na década de 90, em São Paulo e é conhecido por trabalhos em eventos e apresentações voltadas ao meio corporativo, além de participações em programas de grande audiência na TV. O episódio reacende um debate relevante para a mágica: até onde vale ir na construção de narrativa para viralizar sem ultrapassar o limite ético da desinformação?

Divulgação
Domingo, 18/01: o encontro que está virando tradição na mágica em SP
O Noites Mágicas retorna ao Acústico Comedy, em São Paulo, em uma nova edição marcada para domingo, 18/01/2026, às 19h. A noite é comandada por Breno Costa, que recebe Flakes e Caio Martins para uma sessão que mistura estilos, naquele formato de clube que traz a mágica para pertinho do espectador.
O projeto é assinado pela BC Produções e foi pensado como uma programação recorrente dedicada à mágica: Breno faz a apresentação da noite e também a curadoria dos convidados, mudando o trio a cada encontro. O Noites Mágicas já vinha acontecendo ao longo de 2025, a lógica é justamente essa: cada edição com combinações diferentes, voltada para quem gosta de ver abordagens variadas no mesmo palco.
Nesta edição, o destaque do “elenco convidado” é bem claro: Flakes, que vem chamando atenção com um estilo que vive no limite do “não é possível”, mesclando mágica e improviso, já Caio Martins trabalha mesclando comédia e mágica, com anos de carreira, já sendo conhecido do público.
Os ingressos são limitados, para adquiri-los basta acessar a plataforma Comédia Ingressos clicando aqui.
O Pega a Visão fica por aqui, mas na semana que vem tem mais novidades, estreias e bastidores do mundo do ilusionismo pra você.

