O Pega a Visão dessa semana traz mágica para mágicos e para o público e vai de festival Latino-Americano, até estreias em são Paulo. No Chile, nosso correspondente João BIolchi traz a repercussão da conferência apresentada por Everton Machado no CLIC. No Teatro B32, Philip Blue estreia seu espetáculo “SimplesMente Inexplicável”, em única apresentação. Também em São Paulo, Guilherme Gomieri apresenta seu show “Personalíssimo”, seu novo solo.
Já percebeu que hoje é só notícia quente? Então vem com a gente em mais um Pega A Visão!

Reprodução da internet
EVERTON MACHADO ABRE O CLIC COM CONFERÊNCIA “ABSURDA”
Nessa quinta, dia 6, na abertura do Clic, Congresso Latino-americano de Ilusionismo Contemporâneo, no Chile, Everton Machado fez a sua conferência “Absurdo”, que apresenta o estudo por trás de seu ato “Pintor do Absurdo”. Foi uma conferência teórica, o que, de começo, pode causar um certo estranhamento para os mágicos que querem aprender cada vez mais efeitos, contudo, Everton soube como prender o público e deixar todos cativados por quase duas horas, falando com seu portunhol, sobre sua visão teórica da mágica, do teatro e da fusão das duas artes.
Everton baseia seu estudo na obra do mágico e teórico Ricardo Harada, que, para aqueles que querem fazer mágica teatral, seu livro “A Tentativa do Impossível” é a bíblia para entender a complexidade da possível (ou impossível) mescla entre essas duas artes. Com anos de pesquisa, Everton demonstrou um profundo conhecimento da teoria haradiana, trouxe novos pontos e perspectivas, e ainda criou um modelo gráfico extremamente visual que possibilita ao artista enxergar a sua obra de uma maneira muito mais profunda.
A conferência foi clara, intensa e muito envolvente. Pelos corredores, a palavra mais usada para definir foi: “necessária, essa conferência foi extremamente necessária”. Para aqueles que agora viram a obra de Everton pela parte de dentro, ficou mais do que claro o motivo de ele ser o Grand Prix latino-americano. Um ato mágico que, além de potente, é amplamente teórico e pensado em cada detalhe.
Para quem está no Brasil e ficou interessado, Everton vai apresentar a conferência “Absurdo”, no Festival Internacional de Mágica e Ilusionismo, em Belo Horizonte, em maio de 2026. Mais informações e inscrições pelo site.

Divulgação
PHILIP BLUE ESTREIA “SIMPLESMENTE INEXPLICÁVEL” EM ÚNICA APRESENTAÇÃO
Como adiantado em primeira mão pelo Adoro Mágica, Philip Blue, leva seu espetáculo “SimplesMente Inexplicável” ao palco do Teatro B32 no próximo dia 08 de novembro, às 20h, prometendo uma experiência única e memorável. Ao longo de 75 minutos, a plateia é conduzida por técnicas de mentalismo, storytelling, ilusionismo contemporâneo e psicologia, em um roteiro que promete desafiar certezas, encantar e emocionar.
Um dos ilusionistas mais respeitados do país, com 25 anos de carreira no Brasil e no exterior, Philip Blue aposta no formato intimista, distanciando sua produção de grandes espetáculos com cenários e produções elaboradas. A simplicidade da estrutura dá espaço para proximidade entre artista e plateia, criando uma atmosfera única, onde cada pessoa pode ser parte essencial da experiência.
Criado e apresentado pelo artista do impossível, o espetáculo traz ainda um desfecho surpreendente, que instiga a pensar sobre a vida acelerada e a importância de viver o momento presente.
Na última quinta, dia 6, Blue esteve no programa Encontro, com Patrícia Poeta, para divulgar o espetáculo e apresentou alguns dos números que compõem o show. Assista no Globoplay.
“SimplesMente Inexplicável” terá estreia e única apresentação no próximo sábado, 08 de novembro, às 20h, no Teatro B32, Rua Lício Nogueira, 92, Itaim Bibi, São Paulo. A classificação é 16 anos e os ingressos, a partir de R$90, podem ser comprados pelo site do Teatro B32.

Divulgação
GUILHERME GOMIERI REVELA A MÁGICA EM SUA FORMA MAIS ÍNTIMA
“Personalíssimo”, novo solo do mágico Guilherme Gomieri, propõe ao público um encontro raro: ver a mágica não como truque, mas como expressão pessoal. O espetáculo nasce do desejo do artista de dividir no palco as experiências, inquietações e descobertas acumuladas em 19 anos de dedicação à arte mágica, em um percurso que vai dos primeiros encantamentos da juventude à pesquisa madura sobre a construção da ilusão e o papel do mágico como narrador de mistérios.
Longe do formato tradicional de sucessão de números de ilusionismo, “Personalíssimo” se apresenta como uma conversa poética entre artista e plateia. A cada ato, Gomieri abre uma espécie de caderno íntimo: memórias, reflexões, humor, delicadeza e, claro, impossíveis. Cada efeito surge não apenas como demonstração técnica, mas como fragmento de percurso, um capítulo de uma história maior, percebida tanto pela mágica quanto por quem a faz.
O espetáculo transita entre o encantamento e a confissão, o impossível e o cotidiano, aproximando o público do que existe por trás do gesto mágico. Mais do que “o que acontece”, interessa “por que acontece” e o que isso desperta em quem assiste.
Em “Personalíssimo”, Guilherme Gomieri assume o palco não só como ilusionista, mas como autor de uma linguagem muito própria. O público é convidado a viver a mágica como experiência sensorial e emocional, e não apenas como enigma. É uma celebração da presença, do olhar e da conexão direta entre artista e plateia.
“Personalíssimo” será apresentado na Timing House, na Vila Mariana, dia 15 de novembro, às 18h e os ingressos podem ser comprados pelo Sympla.
AGENDA DO FIM DE SEMANA

Domingo, dia 9, tem “Além da Mágica”, com Célio Amino, às 16h, no Sesc Taubaté. Uma viagem encantadora entre o Japão e o Brasil, em que o ilusionismo se mistura à poesia do teatro. Grátis para crianças até 12 anos. Ingressos pelo site do Sesc.
E assim termina mais um Pega A Visão. Até semana que vem!

